Doenças causadas por fungos, podem afetar a pele, as unhas e os cabelos.
A pele acometida por fungos apresenta manchas geralmente avermelhadas e descamativas com progressão pelas bordas, as chamadas tíneas.
Necessitam de confirmação por exames microscópicos, os chamados exames micológicos e cultura para fungos. Seus tratamentos envolvem antifúngicos de uso tópico e sistêmico.
A pitiríase versicolor é outra micose muito frequente que provoca manchas claras ou escuras na pele e é transmitida em praias e piscinas. As unhas apresentam infecções por fungos que as destroem, originando quadros muito inestéticos.
O diagnóstico exige também os exames micológicos e culturas, e os tratamentos, com antifúngicos sistêmicos e locais na forma de esmalte, são demorados.
O couro cabeludo, os cabelos e os pelos do corpo podem também ser afetados por fungos, provocando inflamações e perda de pelos e cabelos.
Outro quadro freqüente causado por fungo constitui a chamada candidíase, causada pelo fungo Cândida, que afeta regiões úmidas e dobras da pele, além das mucosas (boca e genitais).